terça-feira, 11 de setembro de 2012

Esse Cara - Caetano Veloso (Cantiga de Amigo)


ESSE CARA
Caetano Veloso


Ah! Que esse cara tem me consumido
A mim e a tudo que eu quis
Com seus olhinhos infantis
Como os olhos de um bandido
Ele está na minha vida porque quer
Eu estou pra o que der e vier
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada ele some
Ele é quem quer
Ele é o homem
Eu sou apenas uma mulher

>> A música "Esse Cara", de Caetano Veloso, é uma representação da Cantiga de Amigo, produção lírica da idade média. As Cantigas de Amigo são composições breves e singelas, postas na voz da mulher apaixonada.
Como pode ser visto na letra da música, a mulher está apaixonada e deseja a todo momento o homem que está na sua vida, mas que vai embora na madrugada. Percebe-se que ela tem um amor intenso por ele, quando ela diz que ele a consome e consome tudo o que ela tem e o que ela quer. Outro traço desse amor e da exaltação desse homem pode ser visto quando a voz feminina diz que "o cara" é "O homem" e ela é apenas "UMA mulher".

10 comentários:

  1. Junto com Chico Buarque um dos melhores compositores brasileiros que falam sobre o amor, não importa de qual perspectiva.

    ResponderExcluir
  2. Composição breve e de fácil compreensão, a mulher tem uma certa obsessão pelo homem.

    ResponderExcluir
  3. "Singela" define bem a canção que tão simples nos passa tanto e facilmente... A análise foi esclarecedora e de fácil compreensão. Adorei, Nanda! :)

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Nanda, você conseguiu, a meu ver retirar observar o essencia dessa música sendo bem objetiva não deixando contudo, nada para a desejar.Nessa obra pode observada claramente a submissão da mulher, submissão em termos de dependência do homem amado.

    ResponderExcluir
  5. Linda música,Nanda.Mostra também a submissão da mulher perante um homem que ela espera independentemente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Belíssima canção Nanda, mesmo com a letra sendo muito profunda adorei, rs. Sua análise ficou ótima facilitando ainda mais a compreensão da música.

    ResponderExcluir