segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Romance: como ler?

Dois irmãos - Milton Hatoum

1- Ação: o livro, a princípio, parece ilógico. A história se inicia do fim, gerando uma confusão à primeira vista. Porém, com a leitura completa da obra, as situações vão sendo esclarecidas. Esse tipo de escrita torna a história mais dinâmica.
O núcleo dramático é o conflito constante entre dois irmãos gêmeos (Omar e Yaqub).
2- Lugar: a trama se passa principalmente na cidade de Manaus, onde mora a família dos gêmeos. Porém, outros lugares são palco da história, como por exemplo, o Líbano e São Paulo.
A história pode despertar no leitor sentimentos de raiva, dó, piedade, entre outros, à medida que as personagens se relacionam.
3- O narrador utiliza do recurso flash-back para narrar a história. Ele começa com o fim da vida das personagens, depois volta para a infância, vai para a adolescência e assim constrói a obra. Ele utiliza o tempo psicológico, na memória do narrador Nael, que conta o que ele viu e o que escutou das outras pessoas.
4- As personagens planas são: Lívia, Rânia, Sultana, Talib, Estelita, Zahia, Abelardo, Bolislau, Galib, Abbas, Dália, Pau-Mulato, entre outros.
Personagens esféricas: Zana, Halim, Omar e Yaqub.
5- A história gira em torno dos dois irmãos que, desde que se apaixonaram pela mesma menina, nunca mais se deram bem. O romance é analítico, pois possui marcas que imprimem no íntimo das personagens e no drama que elas vivem.
6- O romance é semelhante à realidade, principalmente por abordar brigas entre irmãos e a escolha dois pais por um dos filhos.
7- O narrador é personagem, participa de toda a trama. Ele conta a história de acordo com sua memória (1ª pessoa).
10- Romance aberto (permite uma continuação da história, pelo fato dela terminar "inacabada") e polifônico (várias vozes na obra).

7 comentários:

  1. Muito bom, só achei que foi muita pretensão comentar um livro que havia caído no vestibular sendo que muita gente leu um livro de mais de 800 páginas sem nenhuma base para isso.

    ResponderExcluir
  2. O livro foi escolhido pela professora... Realmente, muita gente sofreu para analisar o maior.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a análise. Creio que não foi difícil, uma vez que o livro já havia sido estudado por ter caído no vestibular. Mas o importante foi ter se aprofundado ainda mais na história, fixando o conhecimento obtido.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, parabéns!!!!!!!!!!!!
    A sua analise ficou excelente, você relata muito a rivalidade entre os irmãos Omar e Yaqub.
    bjus!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela análise do livro! A Obra de fato mexe com os nossos sentimentos, com as nossas emoções. Quanto às personagens esféricas, acredito que Zana não se encaixaria, já que ela é a mesma, ou seja, possui a mesma personalidade do início ao fim.

    ResponderExcluir
  6. "Dois Irmãos" trata-se de um assunto que conhecemos desde a bíblia e ainda assim nos surpreende e desperta emoções diversas... Parabéns pela análise!

    ResponderExcluir
  7. O romance Dois Irmão, de Milton Hatoum,mostra a história de uma família libanesa que morava no Brasil, nessa obra ocorre ciumes,inveja, traições,em fim é uma narrativa em que há fatos que nos chocam e que nos surpreendem.

    ResponderExcluir