segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Resumo e comentário do livro Medeia, de Eurípedes.

Para ler o livro : http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2007/06/medeia.pdf

RESUMO: Jasão era rei de Iolco, porém, ao ficar fora por um tempo, perdeu o trono para seu tio. Para que Jasão recuperasse o trono, teria que ir em busca de uma pele de carneiro de ouro (tosão de ouro), roubado de sua família pelos bárbaros do oriente. Assim, Jasão organizou uma expedição chamada Argonáutica, que o levou à cidade de Cólquida. Lá conheceu Medeia, com quem se casou. Devido à alguns acontecimentos, eles tiveram que fugir para Corínto. A peça se inicia com a nutriz, mulher responsável pelos cuidados com os filhos do casal, se lamentando pela traição de Jasão, que saiu de casa para se casar com a filha de Creontes, rei de Corínto. Medeia se sente largada, humilhada, depois de tudo o que fez por seu marido. Quando seu sofrimento e suas palavras chegam aos ouvidos da população e do castelo real de Corínto, Jasão aparece na casa da ex esposa para avisá-la que será expulsa da cidade, caso ela se posicionasse contra a família real. Logo após, Medeia recebe a visita de Creontes, que conhece os poderes dela, que é feiticeira, e os teme. Ele a expulsa de seu reino e ela pede mais um dia, para que arrume suas coisas e arranje outro lugar para morar. Cedendo ao pedido, Creontes vai embora. Nesse último dia, Medeia convence Jasão de estar arrependida pelas coisas que disse e manda seus dois filhos entregarem presentes à princesa. Porém, os presentes estavam envenenados, matando assim a princesa e o rei, que tentou salvá-la. Jasão corre para sua antiga casa à procura de seus filhos e os encontra mortos pela mãe.
COMENTÁRIO: Eurípedes foca sua obra em uma personagem feminina, pois na Grécia antiga a mulher era vista como fraca, seu papel era cuidar do lar e de seu marido. Medeia mostrou a angústia, o sofrimento que pode morar dentro de um coração e as consequências desse sofrimento. No caso da obra, não poderia haver maior vingança do que tirar do homem a sua família.

14 comentários:

  1. Medeia nos mostra que a maldade forma uma bola de neve de sequencias de tragédias que, quando chega a um ponto, é difícil de pará-la. Bom resumo, Fernanda!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu resumo, deu pra entender o que realmente acontece na história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a análise. Você explicitou bem essa clássica tragédia, que mostra até onde uma pessoa é capaz de ir para obter vingança, apenas para justificar um amor doentio.

    ResponderExcluir
  4. É uma história triste,tamanha crueldade chega a nos causar repugnância . Uma mulher cujo universo se resume no seu marido, ou melhor, uma mulher que possui como único objetivo sentir-se vingada. Excelente análise Fernanda!

    ResponderExcluir
  5. qual é o erro tragico dessa história ?

    ResponderExcluir
  6. qual é o erro tragico dessa história ?

    ResponderExcluir
  7. preciso das respostas hj por favor mas rapido possivel !

    ResponderExcluir
  8. preciso das respostas hj por favor mas rapido possivel !

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, VC me ajudou muito com o meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. O comentário é de facto plausível, nele percebesse em detalhes o sentido da tragédia.

    ResponderExcluir
  11. O comentário é de facto plausível, na medida em que ilustra muito bem o desenrolar da tragédia.Tenho dito.

    ResponderExcluir